TV 3D – Você sabe o que é e como funciona esse televisor? (FAQ)

O que é e como funciona a TV 3D ?

A televisão evoluiu muito desde seu surgimento. Primeiro, a mudança da TV preto-e-branco para em cores. Depois, surgiram televisores em formatos maiores, usando diversos métodos de projeção. Nas últimas duas décadas, a tecnologia dos aparelhos de TV tem evoluído espantosamente: além da redução da espessura e formas mais suaves,  novas siglas  e termos se incorporaram em nosso cotidiano, de forma a causar até certa confusão: LCD, LED, HDTV, Plasma, 3D

Peraí, TV 3D? Será que a partir de hoje teremos de ver televisão usando aqueles óculos engraçados, com uma lente de cada cor, como os que vinham em encartes de revistas?

Bem, vamos por partes: em primeiro lugar, explicando…

 

Como funciona a TV 3D?

As telas em 3D funcionam mostrando uma imagem diferente para cada olho, claro que de forma muito sutil. Isso cria a ilusão de que você está vendo algo de mais de um ângulo, ou que a imagem parece muito mais perto de você.

As TVs 3D funcionam com óculos passivos (os óculos tradicionais já conhecidos – a maioria com uma lente azul e uma vermelha) ou ativos, que são óculos que controlam quando cada um de seus olhos pode ver a tela – ou seja, à medida que o conteúdo 3D aparece na tela, a imagem alterna entre dois conjuntos, da mesma imagem que ligam e desligam a uma alta taxa de velocidade.

TV 3D com óculos 3d

TV 3D e óculos 3D

Os modelos mais atuais só funcionam combinando um par de óculos “active shutter” com um televisor que possui um emissor infravermelho. Quando a TV exibe um vídeo 3D, ela alterna a exibição entre uma imagem para o olho esquerdo e outra para o direito. Esse emissor infravermelho “escolhe”quando os óculos devem escurecer uma lente ou outra, em sincronia com a TV. Deste modo é criada a ilusão 3D.

 

Tá, mas uma TV 3D precisa mesmo que se use óculos?

TV 3D - Tela Lenticular

Clique para ampliar TV 3D – Tela Lenticular

Por hora, há um modo de criar imagens tridimensionais em lugares amplos como estádios esportivos ou em grandes conferências em hotéis. Esse método se baseia em um display coberto com um filme lenticular, ou seja recoberto com pequenas lentes.

Porém, para fins domésticos, essa tecnologia não pode ser aplicada, pois ela exige que as imagens fornecidas sejam especiais, para que o efeito funcione. Em uma tela normal, tudo o que se conseguiria seria uma imagem borrada.

Além disso, é necessário estar em alguns pontos ideais para visualizar o efeito 3D. Se você se mover um pouco de um destes pontos, enxergará a imagem borrada.

Quem sabe futuramente possa-se criar um aparelho de TV com filme lenticular, que rastreie sua posição para que a imagem seja ajustada de modo a você sempre estar na posição ideal?  Ainda é cedo para saber se esta especulação pode virar realidade.

Assistir TV 3D pode prejudicar a saúde?

Como qualquer atividade que força os olhos, o 3D deve ser assistido com moderação, pois nossos olhos fazem mais força para assistir conteúdo 3D que um conteúdo normal.É necessário um descanso aos seus olhos depois de ver um filme ou qualquer programa em 3D.Ou seja, sair da TV e ir para um computador, ou ler uma revista, não é lá muito recomendável.

De acordo com especialistas, podem acontecer alguns casos de dor de cabeça, crises de enxaqueca ou enjôo após assistir alguma programação em 3D. Mas para que isso aconteça, a pessoa deve ter uma pré-disposição a apresentar estes sintomas. Segundo os fabricantes dessa tecnologia, TV e filmes em 3D não são indicados para crianças, bêbados, idosos e grávidas.

TV 3D - Cavalo saindo da tela

TV 3D – Cavalo saindo da tela

Uma curiosidade: pelo menos 10% da população não consegue ver conteúdo 3D. Não se sabe ao certo as causas. Por isso, antes de adquirir um televisor deste tipo, teste-o na loja: assista de várias distâncias, experimente os óculos, veja se consegue assistir sem manifestar cansaço nos olhos ou dor de cabeça.

 

E o conteúdo 2D, como fica?

Uma TV 3D detecta automaticamente a ausência de conteúdo deste tipo, exbindo imagem 2D. Não é preciso se preocupar.

 

E os daltônicos, conseguirão assistir TV 3D?

Isso depende do nível de daltonismo. Se forem utilizados óculos com lentes tradicionais – vermelha e verde – não irá funcionar. Mas em geral os daltônicos conseguem ver imagem em 3D geradas pelas tecnologias mais atuais.

 

E se eu tiver miopia?

Geralmente pessoas míopes conseguem assistir conteúdo 3D sem problemas.

O que você acha da tecnologia 3D? Você já assistiu, ou pretende assistir algum programa em 3D? Já possui um televisor com esta tecnologia? Deixe seus comentários!

 

Links úteis para TV 3D

Qual a melhor TV 3D do mercado?

TVs 3D: tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia

3D TV – Past, Present and Future