TV de Plasma, LCD ou LED? Quais as diferenças entre estes tipos de televisores?

O que escolher na hora de comprar? Quais as vantagens e desvantagens de cada aparelho, e qual deles combina mais com você?

Em primeiro lugar, vamos esclarecer as principais diferenças entre esses modelos:

LCD (Liquid Crystal Display): isso mesmo, display de cristal líquido. Cada ponto da tela da TV de LCD é formado por três células lacradas, cheia de cristal líquido; cada célula corresponde a uma cor primária de luz: verde, vermelha e azul. Atrás da tela, está instalada uma lâmpada que gera luz branca, que gera a luz necessária para iluminar as células, tornando a imagem visível.

Televisor de Plasma: O funcionamento deste televisor baseia-se na ionização de gases nobres (como o xenônio, por exemplo), contidos em células. Essa ionização é como uma descarga elétrica, que transforma os gases nobres em um tipo de plasma. Esse processo libera luz, que colide com a camada de fósforo à frente destas células, o que as faz brilhar. Cada ponto de imagem é composto por três células, cada uma coberta com fósforo  com as três cores primárias de luz:.

Os televisores de plasma são conhecidos por terem uma reprodução de cores excepcional. São fabricados na proporção widescreen ( 16:9) ,tela que lembra a projeção de cinema. Não há necessidade de luz para iluminar a tela, já que cada célula produz sua própria luz.

LED: possui um funcionamento bem semelhante ao de uma TV de LCD, mas a tecnologia é um pouco diferente. Ao invés da lâmpada de luz branca atrás da tela, há um conjunto de LEDs com as cores primárias de luz, que faz o trabalho de filtragem de luz do cristal líquido ser melhor realizado. O resultado são cores mais puras e com uma gama maior. O painel possibilita também uma melhor regulagem na intensidade da luz.

Mas, qual é a melhor? Quais as vantagens e desvantagens de cada modelo? Vamos analisar abaixo:

 

TV LED

Vantagens:

  • As telas são muito mais brilhantes, com contraste maior e cores vivas quando comparadas com os outros dois modelos abordados neste artigo. Além do aspecto estético, pois estas telas são bem mais finas que as outras.
  • Não necessitam de lâmpadas CCFLs (aquelas que iluminam as células, por trás da tela da TV), são livres de mercúrio, além de não usarem chumbo para fixação de componentes. Isto faz com que o descarte e a reciclagem sejam feitos de forma mais segura e menos agressivo para o meio ambiente. Possuem também um nível baixo de consumo de energia.

TV de LED, Televisão de LED

Desvantagens:

  • Apresenta baixa resolução em vídeo, principalmente em vídeo composto analógico (TV a cabo)
  • Como é uma tecnologia nova, o custo ainda está muito alto        

 

TV LCD

Vantagens:

  • São mais indicadas para salas iluminadas, por não haver reflexo na imagem. Também são indicadas para quem vai jogar, ou utilizar a tela como monitor para o computador, pois as imagens estáticas dificilmente irão deixar marcas ou “manchas”.
  • Podem  ser encontradas em vários tamanhos, ou seja, podem se adequar a qualquer ambiente.

TV de LCD, Televisão de LCD

Desvantagens

  • Também apresenta baixa resolução em vídeo composto analógico
  • Ângulo de visão reduzido
  • Redução do contraste devido à iluminação mínima das partes pretas
  • Falta de uniformidade da luz traseira, o que provoca com o tempo uma deformação da imagem. 

 

TV de PLASMA

 Vantagens:

  • São mais indicadas para ambientes escuros, pois possuem mais fidelidade de cores e contraste. Oferecem a chamada “resolução dinâmica”, que proporciona melhor qualidade em cenas de movimento, ótimo para quem gosta de assistir esportes ou jogar videogames mais modernos, cheios de ação e movimento.  Também indicadas para ambientes amplos, pois são mais fáceis de produzir em tamanhos maiores.
  • Também são muito boas pra quem gosta de assistir esportes e games mais modernos, pois elas oferecem o que é chamado de “resolução dinâmica”, que nos proporciona melhor qualidade em cenas de movimento.
  • São super indicadas pra ambientes amplos, pois são muito mais fáceis e mais baratas de serem produzidas em tamanhos maiores.

O preço das TVs de plasma também costuma ser mais em conta que dos aparelhos de LCD ou LED.

TV de Plasma, Televisão de Plasma

Desvantagens

  • Maior índice de desgaste e defeito, por causa das fontes utilizadas para excitar as células;[
  • Maior emissão de luz ultra-violeta (eletromagnética)
  • Aparelho com maior profundidade e mais pesado
  • Dificuldade de montagem de telas menores do que 40 polegadas

 

Conclusão

Bem, agora que você conhece melhor cada tipo de TV, será mais fácil fazer sua escolha. E uma última dica: analise bem o cômodo da casa em que irá instalar sua TV, procure bastante informação sobre cada tipo (acompanhe nossos próximos artigos) e saia de casa tendo em mente o tipo de TV que melhor se adequa às suas necessidades. Até a próxima!

 

Links úteis sobre TV de Plasma, LCD ou LED

Dicas para escolher entre TV LCD Plasma LED

O Guia definitivo para comprar uma TV de LCD, Plasma ou LED