O que é TV HD? Entenda de uma vez por todas a TV de Alta Definição

HDTV é a sigla para High Definition TeleVision, ou seja Televisão de Alta Definição (TV HD).  Aparelhos de televisão com esta característica recebem sinal digital e apresentam imagem com alta resolução.

O formato da imagem destas TVs é panorâmico, ou seja, 16:9. ao contrário do formato 4:3 das televisões analógicas.

O conceito de TV  digital tem a ver com a resolução  das imagens exibidas. E a grande mudança da TV HD em relação ao sistema analógico de transmissão é a quantidade de linhas, ou pixel utilizados na tela, que é mais de duas vezes maior que o de um aparelho de TV tradicional.

A Televisão Digital de Alta Definição surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos.

 

Cuidado para não se enganar com a TV HD!

Há lojas que classificam televisores como HD, sendo que eles não tem a resolução mínima necessária para receber tal classificação ( 1280 X 720 pixels). Atualmente há dois modelos de HDTV: a HD 720 e a Full HD 1080.

Resolução TV HD - Full HD

Resolução TV HD – Full HD

 

Conversor Digital

Alguns aparelhos de TV já vem com um conversor digital embutido, porém em alguns casos é necessário comprar um conversor digital, assim garante-se uma imagem que seja totalmente alta definição.

Na hora de comprar um aparelho de televisão novo, confira se já possui um conversor embutido e se não possuir, verifique se vale a pena investir em um conversor digital separadamente, ou escolher outro modelo de televisor.

 

Em uma TV HD todos os canais terão alta definição?

Apesar de vários canais, tanto de TV aberta quanto de TV por assinatura oferecerem conteúdo HD, isso não garante que a imagem será transmitida desta forma à sua  TV HD. Os motivos são simples: Primeiramente, nem todos os municípios do país estão recebendo sinal digital.

Menos de 50% da população brasileira está coberta pelo sinal digital.  E no caso das TVs a cabo, o decoder tradicional das empresas que fornecem este sinal nem sempre é um conversor HD. Neste caso, você só desfrutará de conteúdo HD  se assinar um plano com canais que transmitam com esta tecnologia.

O mesmo acontece com um DVD. Se o aparelho de DVD for tradicional, a imagem não será melhor em uma HDTV. O formato de DVD melhor para em uma TV HD é o Blu-Ray. E para desfrutar desta tecnologia, o melhor é utilizar um Cabo HDMI.

Cabo HDMI

Cabo HDMI

 

Um Blu-Ray videogame, decoder de TV a cabo, terão suas imagens exibidas com a qualidade máxima se forem conectados à HDTV  por meio desta entrada (HDMI). Esta interface permite que a imagem e o áudio sejam transmitidos com qualidade digital, além de ser mais prático: um cabo apenas, fácil de encaixar, substitui os tradicionais cabos de vídeo/áudio.

 

Vantagens e desvantagens da HDTV

Vantagens:

  • Qualidade de imagem superior à televisão padrão: em cores ( mais vivas), imagens ótimas, nitidez. Imagem próxima ou igual à de cinema.
  • Qualidade sonora superior.
  • A tecnologia está se popularizando rapidamente, o que significa que os preços estão ficando mais acessíveis. Hoje em dia você consegue encontrar televisores com tecnologia HD a partir de R$ 629,00
  • Ampliação da cobertura digital no país está em andamento, e até 2016 a previsão é que o sinal digital supere o analógico.
TV HD - High Definition Television

TV HD – High Definition Television

Desvantagens:

  • Algumas pessoas podem experimentar certo desconforto visual
  • A visualização dos formatos HD eFull HD implica alguns custos: é necesário investir em um  aparelho Blu Ray/ Home Theater com Blu-Ray, videogame compatível com HDMI  e assinar canais específicos da TV por assinatura, para ter boas opções de conteúdo em alta definição
  • Os discos Blu Ray são muito mais caros do que os discos DVD.

Considerando que a cobertura digital avança pelo território nacional, e que a tecnologia vem se popularizando, em breve o fato de ter de assinar canais específicos, e os preços dos Blu-rays deverão deixar de ser empecilhos.