Apple TV – O que é, quanto custa, vantagens e desvantagens

Apple TV, para quem não conhece, é uma espécie de central de entretenimento da Apple, que pode ser plugada facilmente em um aparelho televisor. A idéia da é unificar (fotos, vídeos e música do computador, iPhone, iPad… no aparelho de TV.

O aparelho é compacto e silencioso, além de ter um design “clean”.

Seus principais recursos disponíveis são a resolução HD – para ver filmes, séries e ouvir músicas compradas, por exemplo, no iTunes ou disponíveis em aplicativos como o Youtube, Netflix e Vimeo, por exemplo.

O recurso Up Next permite uma prévia de canções e selecionar os próximos itens em uma playlist ( de músicas, vídeos…) Também possui compatibilidade com smartphones, computadores e tablets, suportando teclado bluetooth.

Além de assistir vídeos, também é possível ouvir músicas e fotos armazenadas em seu computador, ou de um iPad, iPhone, iPod touch. A interface da Apple TV é simples, facilitando a busca do que o usuário quiser ver ou ouvir.

 

Do que eu preciso para desfrutar de um Apple TV?

Para conectar o aparelho, é necessário que seu televisor seja de alta definição com HDMI e 1080p ou 720p a 60/50Hz. E, claro, sua TV deve estar conectada em uma rede com acesso à Internet – a Apple TV suporta tanto conexão de rede quanto wi-fi. A conexão precisa ser de banda larga, de 2,5 Mbis/segundo ou mais veloz, para que os recursos da Apple TV sejam melhor aproveitados.

E se o usuário quiser comprar ou alugar filmes e comprar programas de TV, além de poder compartilhar com os membros da família. Precisará ter uma conta no na iTunes Store, além de ter uma versão atualizada do iTunes. Uma vantagem interessante da Apple TV é o AirPlay. Este recurso serve para enviar áudio/vídeo para o Apple TV.

Com a rede ativada, havendo o Apple TV ou um AirPort Express, o ícone do AirPlay aparecerá nos aparelhos da Apple que o usuário tiver em casa. Ou seja, se você estiver ouvindo uma música em seu iPad, por exemplo, basta ativar o recurso AirPlay para o áudio ir para os alto-falantes de sua TV. O teclado virtual permite você escrever usando o Apple Remote. Outra opção é baixar o aplicativo Apple Remote, para controlar o Apple TV utilizando seu iPad/iPhone.

Quanto custa um aparelho Apple TV?

Aparelho Apple TV

Aparelho Apple TV

Apple TV - Aplicativos

Apple TV – Aplicativos

Os preços variam entre R$ 250,00 e R$ 400,00.

 

Vantagens e desvantagens da Apple TV

Vantagens:

  • Fácil de configurar
  • Controle remoto simples
  • Bom para assistir vídeos e ver fotos na TV
  • Não possui fios

Desvantagens:

  • Não aceita formatos de vídeos como .AVI ou .MKV
  • Alguns vídeos alugados podem não ter uma boa resolução

 

Conclusão

E agora? Comprar, não comprar, esperar…. Da mesma forma que a Google TV, a Apple Tv ainda tem muito o que evoluir, ou seja, se você quiser adquirir uma, talvez precise ter um pouco de paciência para desfrutar dos catálogos de filmes e outras funcionalidades disponíveis pela internet. Porém a Apple TV parece ter potencial e sua forma simples de instalar e utilizar conta muitos pontos a favor. E você, o que acha?

Links úteis sobre Apple TV

Descobrindo o que a AppleTV faz

Análise Apple Tv – Português