5 dúvidas mais comuns sobre a TV com acesso a Internet – Smart TV

TV com acesso a Internet: acessar a internet a partir de um aparelho de Televisão é a tendência nos próximos anos. Mas sendo uma tecnologia relativamente nova, ainda há muitas dúvidas a respeito.

E a escolha do televisor mais adequado depende muito das páginas e serviços que o usuário quiser acessar.

Muitos modelos de TV com acesso à internet – também chamadas de SmartTV – já vem com aplicativos instalados, como por exemplo o Skype (para chamadas de voz e vídeo) Youtube (assistir vídeos) e Picasa (compartilhamento de imagens do Google).

Publicamos a seguir uma lista com as dúvidas mais frequentes a respeito, e tentaremos esclarecê-las o máximo possível:

 

Dúvidas comuns sobre a TV com acesso a Internet

1) Posso acessar a internet a partir da TV que já tenho, ou preciso comprar um aparelho novo?

Seu aparelho de TV pode acessar a internet, mas para que isso aconteça ela deve ter uma entrada para cabo de rede. Caso contrário, se sua vontade for mesmo acessar a internet pelo televisor, será necessário comprar um que possua este recurso.

 

2) Se eu for comprar um aparelho de tv novo, qual é o preço médio?

A maioria dos aparelhos de tv com acesso a internet custa entre 1.500 e 3.000 reais, dependendo da marca,tamanho, modelo e aplicativos que porventura venham instalados e tipo de conexão. Veja o comparativo entre os principais modelos de  TV com acesso a Internet  mais abaixo.

 

3) Como funciona a conexão de internet em um aparelho de TV? Do que é preciso para acessar a internet pela tv?

Em primeiro lugar, você já deve ter acesso à internet em sua casa e seu aparelho de tv precisa ter uma entrada para cabo de rede. Então, o cabo de rede deve ser conectado à televisão, como se fosse no computador.

É quase desnecessário dizer, mas é preciso ter uma boa velocidade de conexão, afinal de nada vale conseguir assistir vídeos da internet na televisão, se os mesmos ficarem “travando” a toda hora. Estima-se que, para assistir filmes, por exemplo, é necessário uma conexão de banda larga com velocidade em torno de 5Mbps.

TV com acesso a Internet - Youtube

TV com acesso a Internet – Youtube

4) Que tipos de televisores existem, para poder utilizar a internet?

Atualmente, os tipos de televisor com acesso à internet disponíveis são estes:

TV’s com conexão com fio
São TVs que usam uma porta de rede como as usadas em computadores ( Porta Ethernet). Essa conexão exige um cabo que conecte a TV a um modem de banda larega ou roteador.

TV’s preparadas para conexão sem fio
São TVs que, mesmo apresentando porta Ethernet, também podem se conectar a redes Wi-Fi. Para isto, dependem de um adaptador USB Wi-Fi. Alguns fabricantes fornecem este adaptador, caso o consumidor solicite, outros vendem o dispositivo separadamente.

A vantagem deste tipo de aparelho é o fato de o consumidor conseguir utilizar a TV e o computador, podendo acessar a internet nos dois ao mesmo tempo, se necessário. Um adaptador USB sem fio de internet para TV pode custar entre R$ 80 e R$ 250,00,dependendo é claro da marca e/ou modelo.

TV’s com conexão sem fio nativas
São TVs mais modernas, que não precisam de adaptador USB para conectar a uma rede Wi-Fi. Se uma rede sem fio já estiver disponível em sua residência, a TV a identificará automaticamente. (Em redes protegidas com senha, será necessário acessar as configurações da TV para informar o código).

TV com acesso a Internet - Google

TV com acesso a Internet – Google

 

5) É necessário mais algum acessório para acessar a internet por meio da TV?

Isso depende muito do tipo de conteúdo que se queira acessar. Para quem usa redes sociais, por exemplo, é muito útil verificar que o fabricante da TV também vende um teclado compatível, para que o usuário possa enviar mensagens – ou se existe algum aplicativo para celular que possa substituir o teclado por meio de conexão Wi-Fi.

Usuários que usam serviços de videoconferência podem obter câmeras compatíveis com os modelos de TVs conectadas, para fazer chamadas de vídeo e voz. É importante também verificar o tipo de controle remoto que acompanha a TV.

Importante: Não deixe de experimentar a TV, testando-a na loja antes de comprá-la. Assim dá para compreender as funcionalidades dela, e ver qual tipo de TV se encaixa melhor no seu perfil, no que você espera. (alugar filmes pela internet, acessar redes sociais, visualizar notícias…).

 

TV com acesso a Internet – Comparativo entre os principais modelos

 

Esperamos ter conseguido esclarecer um pouco sobre essa tendência, que já está se popularizando e só tende a crescer nos próximos anos.

Ficou alguma dúvida? Alguma contribuição? Deixe um comentário!

 

Links úteis sobre TV com acesso a Internet

How to Stream the Internet to TV: Streaming Movies, Video and Skype
Minha TV com Internet e XBMC