Como escolher a sua Smart TV da forma correta

O que é preciso considerar ao escolher uma Smart TV?

Bem, em primeiro lugar, você precisa se perguntar: para que quero, ou preciso de uma Smart TV?

Uma Smart TV é útil, se você quiser acessar a Internet em uma “telona”: para usar redes sociais, navegar em sites, jogar, usar aplicativos sociais, assistir a filmes on-line.

Além desse acesso à internet, as Smart TVs também vêm com aplicativos de entretenimento instalados. Se é isso que você procura, considere então  a escolha de uma Smart TV.

Mas que critérios devem ser levados em conta? Elencamos abaixo alguns aspectos que devem ser considerados:

  • Tamanho da tela: leve em consideração o tamanho da sala ou quarto onde vai ficar o aparelho, para não haver escolhas inadequadas: (TV grande para quarto pequeno, ou vice-versa).
  • Tecnologia da tela: você prefere televisores  com tela de LED, LCD, 3D, ou Plasma? Para saber qual a diferença entre estas tecnologias, recomendamos que leia este artigo.

escolher Smart TV

  • Resolução: HD, Full HD ou Ultra HD? (HD é a sigla para Hig Definition, ou seja, alta definição).
  •  Design da tela:  fina, ultrafina, com ou sem moldura.
  • Tipo de conexão de internet na TV: cabo de rede, receptor wi-fi externo ou embutido.
  • Plataforma de navegação na internet: considere que cada fabricante tem uma plataforma própria de navegação na internet. Algumas Smart TVs vem com um navegador já instalado. Algumas restringem o acesso a determinados sites e aplicativos, outras permitem acesso livre.Lembrando que o foco do acesso à internet em uma Smart TV é o entretenimento, ou seja, a SmartTV não irá substituir o computador. A SmartTV deve ser um recurso a mais nos televisores.

menina com controle remoto

  • Itens extras: óculos 3D, recursos de áudio, teclado, controle remoto (como funciona, é fácil de operar?), controle por voz ou gestos, entre outros.
  • Peça para testar a TV na loja, antes de se decidir de vez pela compra. Experimente a interface da TV, o controle remoto, procure entender as funcionalidades do aparelho antes de comprá-lo.Verifique se o modelo pelo qual se interessou tem as funcionalidades que você espera, como por exemplo acesso a aplicativos e aluguel de filmes on-line.
  • Preço: Varia bastante, dependendo do tamanho da tela, do tipo de conexão com a internet, acessórios, marcas. Atualmente, os preços variam entre  R$ 1.000  até impressionantes R$ 100.000! Até mesmo um modelo de televisor pode ter seu preço variando muito entre uma loja e outra.Por isso mesmo, é necessário um bom tempo e paciência para fazer uma boa pesquisa de preços, antes de levar a tão sonhada tecnologia de uma SmartTV para casa.

Este artigo lhe foi útil? Que tal deixar seu comentário?

 

Links úteis sobre como escolher uma Smart TV

Como escolher uma TV de Alta Definição

Qual é a melhor SmartTV? Comparamos as principais marcas do mercado

Como escolher sua próxima televisão?